Oliveri, Andressa Maris RezendeCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoNunes, Célia Maria Fernandes2012-09-032012-09-032010OLIVERI, A. M. R.; COUTRIM, R. M. da E.; NUNES, C. M. F. Como se forma o professor pesquisador? Primeiras aproximações a partir de um estudo de caso. Educação em Perspectiva, v. 1, n. 2, p. 293-311, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/61/34>. Acesso em: 03 set. 2012.21788359http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/1355Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em uma universidade pública do interior de Minas Gerais sobre a formação teórico/ prática dos licenciandos, com o objetivo de discutir o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores da educação básica, mais especificamente nos cursos de licenciaturas oferecidas por essa universidade. O motivo da pesquisa é o fato de os professores do ensino básico não se reconhecerem, na maioria das vezes, como produtores do conhecimento. Um recurso que tem sido apontado pela literatura para a melhoria da qualidade do trabalho docente e para o aprimoramento do professor de educação básica como agente produtor de conhecimento é a articulação entre ensino e pesquisa na sala de aula. Neste artigo, serão apresentados resultados da pesquisa realizada através da análise das ementas e dos programas das disciplinas de quatro cursos de licenciaturas oferecidos pela referida universidade: Letras, História, Biologia e Matemática. Os resultados aqui apresentados referem-se aos conteúdos das mesmas. Foi possível perceber que, nos cursos de licenciatura investigados, a iniciativa de formação do professor pesquisador é pontual, ou seja, apenas alguns departamentos oferecem disciplinas relacionadas a tal questão.pt-BREnsinoFormação docentePesquisaTeachingTeacher trainingComo se forma o professor pesquisador? Primeiras aproximações a partir de um estudo de caso.How is the researcher teacher formed? First approaches from a case study.Artigo publicado em periodicoDisponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Educação em Perspectiva <http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv>. Acesso em 15 mar. 2015.