Almeida, Thairone Ezequiel deMorais, Isabela Carvalho deReis, Luciana Paula2022-10-072022-10-072022ALMEIDA, T. E. de; MORAIS, I. C. de; REIS, L. P. Comportamento de empresários e consumidores de academias de ginástica na adaptação de atividades físicas durante a pandemia de COVID-19. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26143>. Acesso em: 29 abr. 2022.2525-3409http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15632A pandemia de Corona Virus Disease 2019 (COVID-19) tem causado momentos de incertezas, neutralizado atividades econômicas e adaptado práticas de rotina. Contudo, nem todos os segmentos empresariais estão preparados para responder rapidamente às eventualidades, sobretudo as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s). O elemento central deste artigo foi identificar quais os tipos de comportamento de empresários e consumidores de micro e pequenas academias de ginástica na adaptação das práticas de atividades físicas em tempos de pandemia. O contexto das academias foi escolhido por ser um dos setores da economia mais impactados financeiramente em virtude do isolamento social, proibição de aglomeração de pessoas e da dependência do espaço físico para exercer atividades. Por meio de uma metodologia baseada em netnografia, durante o inverno do ano de 2020 foram coletados e analisados dados de perfis da rede social Instagram de 42 academias, sete personal trainers e 28 consumidores, além de 13 hashstags. Como resultado, foram encontrados quatro tipos de comportamentos de empresários e consumidores, a saber: adaptador, resiliente, desistente e negador. Acredita-se que este artigo irá contribuir no entendimento das mudanças e adaptações de MPE’s em momentos de incertezas. Sob a perspectiva dos empresários de academias de ginástica e seus consumidores, as conclusões provenientes da pesquisa destacam que a pandemia foi um meio para o setor aperfeiçoar o modo de ofertar o serviço por intermédio da adição de novos hábitos e necessidades de consumo que poderão apontar novas rotinas e tendências pós-pandemia.pt-BRabertoMomentos de incertezasRuptura de rotinasMicro e pequena empresaMoments of uncertaintyRoutine disruptionComportamento de empresários e consumidores de academias de ginástica na adaptação de atividades físicas durante a pandemia de COVID-19.Fitness center entrepreneurs’ and consumers’ behavior in adapting for physical activities during the COVID-19 pandemic.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.26143