Silva, Marcelo Donizete da2023-08-212023-08-212022SILVA, M. D. da. A concepção ideológica da Teoria da Complexidade e seus desdobramentos na educação brasileira e latino- americana. Filosofia e Educação, v. 14, p. 36-64, 2022. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8668505>. Acesso em: 06 jul. 2023.1984-9605http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17316Este artigo tem como objetivo apresentar os dados da pesquisa realizada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas-SP no ano de 2010, para aquisição do título de Doutor em Educação. Além da apresentação dos dados, a proposta será de trabalhar os conteúdos específicos da teoria da complexidade de Edgar Morin, sua implicação na produção da pesquisa e da educação brasileira e latino-americana. Por se tratar de uma discussão apresentada como aula para o programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, as questões que serão analisadas dizem respeito aos desdobramentos das teorias educacionais na constituição epistemológica da ciência da educação.pt-BRabertoCiências da educaçãoFilosofia da educaçãoA concepção ideológica da Teoria da Complexidade e seus desdobramentos na educação brasileira e latino- americana.The ideological conception of Complexity Theory and its consequences in Brazilian and Latin American education.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.https://doi.org/10.20396/rfe.v14i1.8668505