Oliveira, Luciana deAngelo, Edna da Silva2022-07-152022-07-152020OLIVEIRA, Luciana de; ANGELO, Edna da Silva. Funcionamento das bibliotecas universitárias em tempos de pandemia: estudo das informações disponíveis nos sites institucionais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 21., 2020, Goiânia. Anais... Goiânia: SIBI/UFG, 2022. p. 809 - 813. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/20307>. Acesso em: 11 jul. 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15064O objetivo deste estudo é conhecer como as bibliotecas universitárias brasileiras divulgaram para os usuários, em seus sites, os procedimentos para atendimento presencial durante a pandemia. Caracteriza-se como descritivo-exploratório. Sobre os procedimentos de coleta e análise de dados, primeiramente, foram listados os 69 sites das bibliotecas das universidades federais brasileiras. Depois, as informações que constavam na página da web foram registradas em uma planilha no Microsoft Excel. A partir da análise dos dados, constatou-se que 46% não possuem qualquer informação sobre atendimento presencial. Somente 6 bibliotecas possuem o plano de retorno disponível e apenas 3 apresentam as possíveis mudanças do atendimento em fases, em consonância com as variações da situação epistemológica da região. Sobre os procedimentos para a devolução de material bibliográfico, a maioria não possui essa informação no site (55%). Quando há a descrição, a preferência é por agendamento prévio (25%), seguida por devolução suspensa (9%). Também, a maior parte não divulgou os procedimentos para empréstimo (58%). Quando há esse dado, depara-se com duas situações: agendamento prévio (26%) e empréstimo suspenso (16%). Os serviços remotos descritos praticamente são os que já eram ofertados à distância antes da pandemia. Por meio dos resultados, percebeu-se a falta e a dispersão de dados relevantes, nas páginas das bibliotecas, sobre os serviços ofertados durante a suspensão das atividades presenciais. Foi possível constatar que é preciso investir em um plano de comunicação para resultados satisfatórios, alcançando maior visibilidade e divulgação para esses serviços, seja em qualquer situação. Só assim, pode-se fortalecer o processo de publicação e o seu alcance.pt-BRabertoCOVID-19ComunicaçãoCommunicationFuncionamento das bibliotecas universitárias em tempos de pandemia : estudo das informações disponíveis nos sites institucionais.Functioning of university libraries in times of pandemic : study of information available on institutional sites.Trabalho apresentado em evento