Santos, Ana Carolina LimaFerreira, Sarah Gonçalves2021-07-072021-07-072020SANTOS, A. C. L.; FERREIRA, S. G. Escravidão a cores: aproximação, reconhecimento e acolhimento da humanidade dos sujeitos negros na obra de Marina Amaral. Lumina, Juiz de Fora, v. 14, n 2, p. 55-73, maio/ago. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/30092>. Acesso em: 24 maio 2021.1516-0785http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13352Este artigo toma para análise o trabalho In Color: Slavery in Brazil, 1869, da colorista Marina Amaral para observar de que maneira o gesto de apropriação da artista ressignifica os arquivos da escravidão brasileira, mais precisamente os tipos fotográficos feitos por Alberto Henschel. Parte-se do entendimento de que as imagens de Henschel (e de outros fotógrafos da época que apontavam suas câmeras para mulheres e homens negros) são assinaladas por uma lógica tipificadora que perpassa não apenas sua produção, mas seu consumo, no passado e no presente. Nessa acepção, os novos sentidos que são alcançados com o projeto da artista só podem emergir da ruptura com esse estatuto. Para isso, Amaral recorre à colorização e à montagem das fotografias de maneira que convida o espectador a enxergá-las de outro modo, distanciado daquele que é o cerne da representação das pessoas negras escravizadas: a ideia de Outro, peculiar, diferente e estranho. O que a colorista propõe, em direção contrária, é fazê-las aparecer nas fotos a partir de sua natureza humana. Trata-se, defende-se aqui, de uma ação de caráter estético amplo, de teor político – essencialmente antirracista.pt-BRabertoFotografiaApropriaçãoNegritudeAnti-RacismEscravidão a cores : aproximação, reconhecimento e acolhimento da humanidade dos sujeitos negros na obra de Marina Amaral.Slavery in color : approach, recognition and acceptance of black people’s humanity in a project by Marina Amaral.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Lumina sobre as Américas permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1353> . Acesso em: 23 maio 2021.https://doi.org/10.34019/1981-4070.2020.v14.30092