Santos, Fernanda FrancoNunes, Célia Maria FernandesGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho2023-02-242023-02-242022SANTOS, F. F.; NUNES, C. M. F.; GOMES, V. A. F. M. As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial: breve análise de pesquisas. Educação em Foco, v. 45, p. 31-51, 2022. Disponível em: <https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6407>. Acesso em: 06 jul. 2022.2317-0093http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16238Esse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de COVID-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas (FCC). A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.pt-BRabertoAtividades de magistérioDocênciaFormação de professoresProblemática do magistérioRegime de trabalho docenteAs condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial : breve análise de pesquisas.Working conditions of basic education teachers in emergency remote education : a brief research analysis.Artigo publicado em periodicoOs direitos de licenciamento utilizados pela revista Educação em Foco é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0). Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407