Santos, Ana Carolina LimaVilela, Isabela de Souza2022-06-242022-06-242022SANTOS, A. C. L.; VIELA, I. de S. Da beleza ao horror, da ditadura à resistência: a ressignificação de paisagens em postcards from Brazil. Palíndromo, Florianópolis, v. 14, n. 33, p. 421-447, maio 2022. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21011>. Acesso em: 24 maio 2022.2175-2346http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15014Este artigo investiga a obra Postcards from Brazil, realizada em 2016 por Gilvan Barreto, na qual fotografias de paisagens difundidas durante a ditadura civil-militar brasileira são transformadas em cartões-postais que, retalhados, passam a referenciar assassinatos ocorridos nos locais retratados. Busca-se, aqui, apreender de que forma a ressignificação dessas imagens visa o passado autoritário sob a ótica da reconstrução da verdade e da memória sobre a violência ditatorial. O artigo reflete sobre a noção de paisagem, inclusive no que diz respeito à sua constituição histórica. Em seguida, analisa como o artista a subverte em seus predicados imaginados na medida em que inscreve os crimes no espaço, dando visibilidade aos horrores da ditadura, em um mecanismo de resistência voltado para as vítimas, então eternizadas nos vazios impostos à paisagem.pt-BRabertoFotografiaMemóriaPhotographyMemoryDa beleza ao horror, da ditadura à resistência : a ressignificação de paisagens em Postcards from Brazil.From beauty to horror, from dictatorship to resistance : the resignification of landscapes in Postcards from Brazil.Artigo publicado em periodicoO periódico Palíndromo permite distribuição, remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2060>. Acesso em: 27 maio 2022.https://doi.org/10.5965/2175234614332022421