Antunes, Leandra BatistaCalixto, Suely de Oliveira2021-11-192021-11-192021CALIXTO, Suely de Oliveira. Formação continuada: análise dos impactos do PNAIC na prática docente de professoras alfabetizadoras das escolas públicas municipais de Mariana – MG. 2021. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13959Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A preocupação central desta pesquisa é compreendermos qual o impacto do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na prática pedagógica das professoras alfabetizadoras no município de Mariana - MG. No desenvolvimento da pesquisa, foi feita revisão bibliográfica sobre alfabetização e letramento, formação docente e as políticas de alfabetização e de avaliação, bem como um levantamento documental relacionado aos sujeitos da pesquisa, às professoras de 1º ciclo, e ao contexto de realização desta investigação, a rede municipal de Mariana - MG. A pesquisa foi conduzida com 16 professoras alfabetizadoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 05 escolas que participaram do PNAIC entre os anos de 2012 a 2017. Empregaram-se como instrumentos de geração de dados a análise de documentos públicos, questionários e entrevistas semiestruturadas. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise quantitativa descritiva (no caso dos documentos e parte dos questionários) e análise textual discursiva (no restante dos questionários e nas entrevistas). Os resultados demonstram que a maioria das professoras reconhece que o PNAIC trouxe contribuições significativas para suas práticas pedagógicas, dentre elas, a troca deexperiências com os pares e a aquisição de novos conhecimentos. Percebe-se também que, na visão das alfabetizadoras, o PNAIC foi responsável por mudanças em suas práticas como, o uso de novos métodos em suas aulas, a prática da leitura deleite, a elaboração de formas mais lúdicas para trabalhar os conteúdos em sala de aula, passando a utilizar materiais concretos e jogos. Assim, pode-se concluir que o PNAIC, segundo as docentes, teve repercussões positivas no campo da alfabetização em Mariana - MG.pt-BRabertoFormação ContinuadaAlfabetização e letramento na sala de aulaPráticas pedagógicasMariana - MGFormação continuada : análise dos impactos do PNAIC na prática docente de professoras alfabetizadoras das escolas públicas municipais de Mariana – MG.Continuing education : analysis of the impacts of PNAIC on the teaching practice of literacy teachers in municipal public schools in Mariana - MG.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 08/11/2021 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.