Hamdan, Juliana CesárioCarmo, Betânia dos Anjos do2018-11-282018-11-282018CARMO, Betânia dos Anjos do. Museu da Inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965). 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10568Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O objetivo deste trabalho foi o de identificar e qualificar, no Museu da Inconfidência, localizado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, a sua relação com o público vindo de instituições educacionais que o visitaram e assim compreender as estratégias e movimentos feitos por grupos de interesse público, particular e pessoal que procuravam reconstruir o discurso da história dos Inconfidentes, a partir das escolhas das memórias que deveriam ser preservadas como instrumentos ideológicos. Foram utilizadas como fontes cartas e ofícios encaminhados por professores e diretores de escolas, direcionados aos diretores do Museu e utilizou-se também os cadernos com as assinaturas dos visitantes, objeto privilegiado nesta pesquisa, com foco na visitação de sujeitos que puderam ser identificados como ligados a instituições educacionais. Para a referida pesquisa optou-se pelo período compreendido entre os anos de 1945 a 1965, uma vez que estes espaços institucionalizados muitas vezes serviram como referência para discursos republicanos e nacionalistas, amparados por vários tipos de suportes de divulgação. O tipo de análise da pesquisa iniciou-se a partir dos textos constitucionais elaborados nas primeiras décadas do século XX, a fim de compreender os desdobramentos das constituições promulgadas entre as décadas de 1930 e 1960, com a finalidade de localizar nos textos as referências entre as legislações voltadas à educação e à preservação do patrimônio histórico nacional e os sujeitos envolvidos nesses processos. Em seguida, foram verificados os visitantes auto declarados estudantes, instituições de ensino e professores, para uma análise do público alvo. Como referencial teórico a pesquisa fundamentou-se nos estudos voltados às análises quantitativas em educação para o tratamento das fontes estudadas. Assim concluindo, verificou-se quais foram as instituições escolares que buscaram esse espaço de memória, de parte dessa história do país e qual foi a relação entre as escolas e o museu, no período delimitado.pt-BRabertoMuseu da InconfidênciaEducação - históriaMuseus - frequênciaMuseu da Inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965).DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/11/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.