Reis, Maria Luísa SousaBarbosa, Karina GomesAssis, Mariana da Silva2023-05-262023-05-262022REIS, M. L. S.; BARBOSA, K. G.; ASSIS, M. da S. Meninas negras em animações infantis: entre protagonismo, branquitude e subalternidade. Cambiassu, v. 17, n. 29, jan./jun. 2022. Disponível em: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19102>. Acesso em: 01 mar. 2023.2176-5111http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16707O objetivo deste trabalho é investigar dez meninas negras protagonistas de animações veiculadas em meios de comunicação do Brasil em 2019. Ancoradas pela leitura de Bell Hooks (2019) e Gayatri Spivak (2010) sobre feminismos negros e subalternidade e pela perspectiva culturalista Douglas Kellner (2001), analisamos quantitativa e qualitativamente quais representações o audiovisual constrói acerca dessas protagonistas negras e quais afetos e possibilidades são apresentados a elas. Concluímos que há um apagamento da raça nas protagonistas, que ocupam lugares de subalternidade e não refletem a multiplicidade das experiências negras quando são protagonistas únicas.pt-BRabertoRacismoAudiovisualProtagonistasInfânciaMeninas negras em animações infantis : entre protagonismo, branquitude e subalternidade.Black girls in cartoon animation : between protagonism, whiteness and subordination.Artigo publicado em periodicoO periódico Cambiassu: Estudos em Comunicação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1671>. Acesso em: 26 maio 2022.https://doi.org/10.18764/2176-5111v17n29.2022.9