Senna, João Pinto Nelson deBedetti, Aline DiasSavassi, Leonardo Cançado Monteiro2023-11-162023-11-162022SENNA, J. P. N. de; BEDETTI, A. D.; SAVASSI, L. C. M. Experiência de elaboração de curso autoinstrucional sobre insuficiência cardíaca como educação permanente de profissionais da atenção primária à saúde. Saúde & Transformação Social, v. 13, p. 119-124, 2022. Disponível em: <https://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6312>. Acesso em: 01 ago. 2023.2178-7085http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17787Descreve-se a experiência de construção de um curso de extensão, autoinstrucional, na temática da Insufciência Cardíaca (IC), voltado para profssionais da Atenção Primária a Saúde (APS) do Município do Rio de Janeiro, a partir de de- manda do projeto extensionista “Brazilian Heart Insuffciency and Telemedicine” (BRAHIT). Constituiu-se um grupo multiprofs- sional de acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, profssionais da APS local e equipe de tecnologia da informação. Baseou-se nos referenciais teóricos de construção reversa, mapeamento de ações e na estratégia pedagó- gica das trilhas de aprendizado contextuais, centradas no saber-fazer. O planejamento envolveu reuniões on-line, e proces- sos de elaboração e validação do curso, que se deu por cardiologistas de referência para o componente da telemedicina do Projeto BRAHIT, vinculados ao Instituto Nacional de Cardiologia (INC), e por representantes da Secretaria de Saúde do município do Rio de Janeiro, também partícipe do BRAHIT. Além do conteúdo, estrutura e desenvolvimento de padrões de navegação das três unidades do curso, foram elaborados e validados um fuxograma de tomada de decisões em IC, bem como guia de diagnóstico diferencial entre COVID-19 e IC, já em uso pelos profssionais de saúde do Rio de Janeiro, com fee- dback positivo destes. O curso aponta dilemas e desafos contextuais no cuidado dos pacientes com IC abordados na APS, reforçando a importância da abordagem multidisciplinar na Educação Permanente, o que se refete nesta metodologia de produção, que ganhou novos contornos no contexto da pandemia de COVID-19, reforçando a importância da EaD e seu potencial de fornecer conteúdo adaptado às necessidades do aprendiz, especialmente no âmbito na APS.pt-BRrestritoHeart failureDistance educationHealth educationMedical educationExperiência de elaboração de curso autoinstrucional sobre insuficiência cardíaca como educação permanente de profissionais da atenção primária à saúde.Experience in elaboration of a self-instructional course on congestive heart failure for permanent education of primary healthcare professionals.Artigo publicado em periodicohttps://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/6312