Araújo, João Felipe Viana deLima, Guilherme da SilvaAlmeida, Sheila Alves de2023-08-172023-08-172023ARAÚJO, J. F. V. de; LIMA, G. da S.; ALMEIDA, S. A. de. A apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil: o caso Isaac no mundo das partículas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 25, artigo e39775, 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/epec/a/6Kr8xg9v8DFXggJSR4wDw3B/>. Acesso em: 06 jul. 2023.1983-2117http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17240Este trabalho objetiva analisar as ideias e conceitos científicos presentes na obra de divul- gação científica voltada para o público infantil “Isaac no Mundo das Partículas”, escrita por Elika Takimoto. Partimos das contribuições da psicologia histórico-cultural sobre os conceitos potenciais, espontâneos e científicos, buscando compreender as relações e formas de significação das ideias científicas apresentadas pela obra. Foram selecionados e analisados trechos do livro no qual conceitos científicos ou ideias-chave estavam presentes. A palavra foi considerada a unidade de análise e os resultados indicaram que o livro mobiliza diversas significações e estruturações lógico-abstratas (conceituais) para formalizar elaborações mais complexas e conceitos científicos. A análise dos conceitos: átomo, partícula e vácuo, indi- cou estratégias para a produção de sentido, que contemplaram a: contextualização, curiosi- dade, disputas argumentativas, uso de conceitos espontâneos, uso da história da ciência etc.pt-BRabertoLiteratura infantilConceitos científicosA apresentação de conceitos em um livro de divulgação científica infantil : o caso Isaac no mundo das partículas.La presentación de conceptos en un libro de divulgación científica infantil : el caso de “Isaac no mundo das partículas”.Artigo publicado em periodicoO periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/181>. Acesso em: 13 abr. 2022.https://doi.org/10.1590/1983-21172022240136