Marques, Walter RodriguesQuadros Júnior, João Fortunato Soares deNascimento, Francisca Maria Lopes MenezesRocha, Luís Félix de Barros VieiraFerreira, João Otavio SilvaCosta, Francisco das Chagas SantosCâmara, Dediane Melry MartinsCantanhede, Maria Vitória Nascimento2022-09-122022-09-122021MARQUES, W. R. As mestiçagens da arte e os cruzamentos experienciais das linguagens artísticas das atividades cotidianas na escola. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 3, p. 32394-32406, mar. 2021. Disponível em: <https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/27312>. Acesso em: 24 maio 2022.2525-8761http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15203Este artigo é uma reflexão sobre as atividades experienciais do cotidiano da escola e da sala de aula. Utilizou-se como tema discutir a interdisciplinaridade da música com as outras linguagens artísticas e com outras áreas de conhecimento que permeiam o currículo escolar, objetivando introduzir o cotidiano da escola como conteúdo a ser explorado e estudado cientificamente como apontam (NÓVOA, 1995; COUTINHO, 2012; FAZENDA, 2012), retirando destas vivências no espaço escolar, a característica de trivialidade do fazer. O fazer na sala de aula é sistematizado, baseado em um currículo geralmente fechado, rígido, no entanto, esse fazer na escola é carente da visão e representação científica. Utilizou-se duas imagens para representar o fazer da educação, uma representando a culminância das atividades relacionadas aos festejos juninos na escola e outra imagem (a fotografia de uma pintura/tela/quadro) realizada num espaço informal (Ong) de ensino de arte. A abordagem é a da mestiçagem da/na arte, a interdisciplinaridade (FAZENDA, 1993; 2012), que por vezes está ligada às atividades realizadas na sala de aula. A Arte na escola (Artes Visuais, Teatro, Música, Dança) está definida enquanto componente curricular, mas no seu fazer, as linguagens desse componente se entrelaçam, se utilizam umas das outras – é a interdisciplinaridade. Do resultado desse entrelaçamento, surgem a mestiçagem e o hibridismo na arte. Como manter a identidade na/da arte diante disso? Objetiva-se problematizar o cotidiano escolar e tecer algumas considerações acerca de conceitos relacionados à prática artística como a mestiçagem, a interdisciplinaridade e o hibridismo na/da arte e a polivalência.pt-BRabertoMestiçagemHibridismoInterdisciplinaridade na/da arteCotidiano escolarInterdisciplinaridade e músicaAs mestiçagens da arte e os cruzamentos experienciais das linguagens artísticas das atividades cotidianas na escola.Art mixtures and experiential crossings of artistic languages of daily activities in school.Artigo publicado em periodicoO periódico Brazilian Journal of Development permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1253>. Acesso em: 19 maio 2022.