Correa, Regina AparecidaCorrêa, Hércules Tolêdo2018-10-222018-10-222017CORREA, R. A.; CORRÊA, H. T. O PNAIC em ouro preto: a voz das professoras alfabetizadoras. Revistas Práticas de linguagem, v. 7, n. 3, 2017. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1QrAwN-8Rb7xDyhMSLa9VrO8fMBHAF6Fp/view>. Acesso em: 16 jun. 2018.22367268http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10405O presente trabalho teve como objetivo geral analisar concepções acerca dos processos de alfabetização e letramento de cinco professoras de Ouro Preto – MG que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC em 2013. De abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados documentos públicos, questionários e entrevistas; e teve como referencial teórico os seguintes autores: Albuquerque e Morais (2006), Ferreira e Leal (2006), Ferreiro e Teberosky (1986), Morais (2006, 2012), e Soares (2004, 2014, 2016). A análise dos dados apontou algumas dificuldades em conceituar letramento, citar atividades relacionadas a ele, e a priorização de uma das facetas do processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita: a alfabetização.pt-BRrestritoFormação da professora alfabetizadoraPacto Nacional pela Alfabetização na Idade CertaAlfabetização e letramentoO PNAIC em Ouro Preto : a voz das professoras alfabetizadoras.Artigo publicado em periodicohttps://drive.google.com/file/d/1QrAwN-8Rb7xDyhMSLa9VrO8fMBHAF6Fp/view