Freixo, André de LemosCoelho, Patrícia2018-02-212018-02-212015FREIXO, A. de L.; COELHO, P. O ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, n. 3, p. 261-292, 2015. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/40791>. Acesso em: 16 jan. 2018.2238-0094http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9559Este artigo aborda a proposta de renovação do ensino de história, apresentada por Jonathas Serrano nas primeiras décadas do século XX. Enfocamos sua trajetória como aluno e mestre do Colégio Pedro II, sua concepção de história e de ensino de história, e a importância que reputava a esse saber. A referida instituição assegurou o prestígio necessário para ingressar nos debates educacionais do período. Argumentamos que o esforço desse mestre, em defender a renovação como caminho para a melhoria da educação histórica no país, por meio da preservação dos valores e preceitos morais e sociais cultivados no colégio, tem relação com sua concepção de história e deve ser lida sob o pano de fundo do processo de reformulação do ensino brasileiro no início da década de 1930.pt-BRabertoJonathas SerranoHistóriaEnsino de HistóriaColégio Pedro IIO ensino renovado de História pelo catedrático do Colégio de Pedro II, Jonathas Serrano.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Brasileira de História da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/313>. Acesso em: 11 mar. 2020.