Roza, Luciano MagelaFerreira, Vitor Emanuel Maia2023-01-162023-01-162022FERREIRA, Vitor Emanuel Maia. Contribuições sobre o livro paradidático a partir da análise do titulo "Nós' do Brasil: Estudo das Relações Étnico Raciais Brasileiras" - adaptação e incorporações das legislações antirracistas. 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15926Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente exercício pretende esquadrinhar de que maneira o livro paradidático “Nós” do Brasil: estudos das relações étnico-raciais” (2012), de Rosiane Rodrigues, publicado sob responsabilidade da Editora Moderna, dialogou com as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Esse movimento se tornou complexo em seu desenvolvimento devido à natureza do objeto de pesquisa: um livro paradidático. A revisão literatura nos permitiu construir a argumentação de que este material é um ambiente especialmente interessante para a inserção e a discussão de quaisquer temas. Em seguida, apresenta-se o título em apreciação, destacando assim as relações entre autoria, coleção, obra, editora. A partir desse movimento, expôs-se parte dos capítulos que constituem o livro, o desenvolvimento argumentativo e a composição do paradidático, objeto desta pesquisa. Dando especial ênfase ao capítulo analisado. Ainda — ao selecionar como objeto de pesquisa um livro paradidático — intencionou-se sublinhar de que maneira este tipo de material, dentro de suas especificidades, vem descrevendo e dialogando ou não com a legislação temática. Após a apresentação do paradidático — e de elementos como o layout interno e externo, estilo, recursos da narrativa e da própria experiência africana e afro-brasileira neste tipo de livro —, intencionou-se, criticamente e por meio da literatura utilizada pela própria autora, abordar de que maneira certos tópicos das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004) são incorporados. Ao final deste exercício, o último capítulo desta dissertação indica que o rigor teórico e metodológico na composição deste tipo de material deve ser minuciosamente elaborado para que não se minimize questões caras à população afro-brasileira. E deste modo, que contraste com o arquétipo construído na revisão de literatura.pt-BRabertoHistória - ensinoBrasil contemporâneoExperiência afro-brasileiraLivros paradidáticosContribuições sobre o livro paradidático a partir da análise do titulo "Nós' do Brasil: Estudo das Relações Étnico Raciais Brasileiras" - adaptação e incorporações das legislações antirracistas.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 14/12/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.