Oliveira, Rosilane Katia deNogueira, Marlice de Oliveira e2020-09-162020-09-162019OLIVEIRA, R. K. de; NOGUEIRA, M. de O. e. Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 49, n.174, p. 182-203, dez. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742019000400182>. Acesso em: 03 jul. 2020.1980-5314http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12740O artigo discute as práticas educativas desenvolvidas na escolarização dos filhos por dez pais professores homens, residentes em cinco cidades do estado de Minas Gerais. Primeiramente, realizamos um levantamento na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, objetivando identificar o número de professores/as em atuação na educação básica e, posteriormente, procedemos à escolha dos sujeitos. Em seguida, aplicamos um questionário aos pais professores para traçar o perfil sociológico, profissional e educacional e entrevistas semiestruturadas que tiveram como foco as dinâmicas e práticas educativas familiares. Os resultados indicam que os pais professores homens, com uma carga horária de trabalho docente extensa, monitoram a vida escolar dos filhos, sem, no entanto, exercer forte regulação e controle das atividades escolares e extraescolares, e se mantêm, muitas vezes, nos bastidores do processo de acompanhamento familiar da escolarização.pt-BRabertoPráticas educativasEscolarizaçãoPais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos.Male teachers who are fathers and the monitoring of children’s school life.Artigo publicado em periodicoThis work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt). Fonte: o próprio artigo.