Brasileiro, Ada Magaly MatiasPimenta, Viviane Raposo2023-02-082023-02-082021BRASILEIRO, A. M. M.; PIMENTA, V. R. Os gêneros do métier docente: a linguagem como instrumentalização do trabalho do professor. Delta. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 37, n. 2, p. 127-145, 2021. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/delta/a/Hvvz9mQXTJgYXHV7s4RNZBs/>. Acesso em: 06 jul. 2022.1678-460Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16146Ao focalizar o métier do professor, verifi ca-se que, para concretizar o real da atividade, esse profi ssional usa e ensina a linguagem. Ocorre que, muitas vezes, ele pode encontrar difi culdade na execução de tarefas cotidianas por não ter se apropriado de gêneros do discurso inerentes a seu fazer. Imerso nas temáticas de linguagem e formação docente (Bakhtin, 2011; Rojo, 2015; Kleiman, 2008), este estudo busca inventariar os gêneros do discurso que constituem o trabalho do professor nos quatro níveis de ensino e refletir sobre a importância desses textos na concretização do fazer docente. A pesquisa se justifi ca pelo potencial que tem de contribuir para as discussões sobre os currículos de formação do professor, considerando a necessidade de se (re)conhecer o relevante papel desses gêneros do discurso em sua prática. A partir de um levantamento empírico, foi possível inventariar os gêneros utilizados no exercício da docência e organizá-los em quatro funções discursivas: atividade rotineira, comunicação interpessoal, planejamento e documentação.pt-BRabertoInventário de gênerosGêneros do discursoLetramentosDiscurso docenteOs gêneros do métier docente : a linguagem como instrumentalização do trabalho do professor.Teachers’ metier genres : language as a teachers’ work instrumentalization.Artigo publicado em periodicoThis content is under a Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use and distribution, provided the original author and source are credited. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.1590/1678-460X202149397