Bibbó, Caroline BertarelliSilva, Siomara Aparecida da2016-07-282016-07-282016BIBBÓ, C. B.; SILVA, S. A. da. Um mergulho na metodologia de ensino do esporte. Pensar a Prática, v. 19, p. 103-103, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/37027>. Acesso em: 16 jun. 2016.1980-6183http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6645Os métodos de ensino-aprendizagem e treinamento (EAT) dos esportes se fundamentam basicamente em duas concepções: Métodos Tradicionais e Novas Abordagens. O estudo buscou identificar os métodos utilizados para o EAT da natação. Foram observadas 64 aulas aplicadas por três professores a alunos em sete níveis de aprendizagem (pautados na Metodologia Gustavo Borges), registradas em diário de campo e filmagens com áudio. Considerando organização dos conteúdos, oferecimento de instruções e informações, e utilização de feedbacks, verificou-se o uso de estratégias pertencentes às duas concepções metodológicas, reafirmando não existir forma ideal ou correta para o processo EAT, uma vez que o professor/treinador deva adequar o ensino conforme à situação e às necessidades de cada aluno.pt-BRabertoNataçãoEnsino - aprendizagem - treinamentoMétodos de ensinoUm mergulho na metodologia de ensino do esporte.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Pensar a Prática estão sob licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista Pensar a Prática <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 20 set. 2019.https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.37027