Flecha, Ângela CabralSilva, Alcides Volpato Carneiro de Castro eFusco, José Paulo AlvesBernardes, Américo Tristão2015-02-132015-02-132012FLECHA, A. C. et al. Redes de empresas e seus efeitos sobre o turismo. RAE, São Paulo, v. 52, n. 4, p. 386-406, jul./ago. 2012. Disponível em: <http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_0034-75902012000400003_0.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2015.2178-938Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4443O presente artigo tem como objetivo propor um modelo de alinhamento competitivo para a rede de atores do turismo, visando aumentar sua coesão e facilitar a busca de objetivos comuns. Tal proposta foi definida com base na expertise dos autores na analise de redes de turismo, aliada a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto (MG). Dessa forma, foi possível perceber o peso dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e, assim, reforçar os relacionamentos existentes.pt-BRRedes de empresas - turismoAliançasTurismoMinas Gerais - Ouro PretoRedes de empresas e seus efeitos sobre o turismo.Business networks and their effects on tourism.Artigo publicado em periodicoA Revista de Administração de Empresas permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Permite o armazenamento da versão pós-print. Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/151>. Acesso em: 23 jan. 2017.http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902012000400003