Viana, Bárbara Mariane MartinezSilva, Sarah Eliane de MatosPraça, Patrícia Viotti LeiteTavares, Juliana CarvalhoSilva, Fábio Augusto Rodrigues eCoutinho, Francisco Ângelo2022-09-162022-09-162021VIANA, B. M. M. et al. A pandemia da COVID-19 como uma questão sociotécnica para a educação científica. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 6, n. 2, p. 1-22, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/14130#:~:text=Como%20resultado%2C%20vimos%20as%20mobiliza%C3%A7%C3%B5es,diversas%20incertezas%20para%20o%20futuro.>. Acesso em: 29 abr. 2022.2525-8923http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15350O presente artigo tem como interesse analisar aspectos sociotécnicos da pandemia da COVID-19 por meio da descrição de associações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Considerando o cenário pandêmico causado pelo vírus SARS-CoV-2, este estudo se apoia no método de análise da teoria ator-rede, com interesse em questões relacionadas à educação sociocientífica. Para a construção desse estudo, foram elencadas, cronologicamente, as principais ações de combate à COVID-19 no Brasil, no período de janeiro a abril de 2020 e, a partir da análise sobre humanos e não humanos, foi traçada uma rede que evidencia as ações e relações do Ministério da Saúde. Como resultado, vimos as mobilizações que o vírus SARS-CoV-2 provocou em vários campos, como o político, o social, o científico e o tecnológico. A análise de todo esse contexto evidenciou como as conexões de entidades humanas e não humanas vêm gerando novas realidades e diversas incertezas para o futuro. Por meio desta análise pretende-se incentivar a produção de novas intervenções e práticas no ensino de ciências, direcionadas para as necessidades e interesses da sociedade diante do contexto de crises provocado pela pandemia da COVID-19.pt-BRabertoTeoria Ator-RedeCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente - CTSAA pandemia da COVID-19 como uma questão sociotécnica para a educação científica.Artigo publicado em periodicoEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.3895/actio.v6n2.14130