Faversani, FábioMartins, Caroline Morato2018-09-062018-09-062018MARTINS, Caroline Morato. Post Mortem Uiuere : fronteiras sociais e arte funerária na cena Trimalchionis (Satyricon, 29-78). 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10116Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Nesta pesquisa investigamos a representação da integração entre grupos sociais romanos nas descrições imagéticas, principalmente aquelas com temática fúnebre, contidas na narrativa do Satyricon, fonte latina do século I d.C. Centrando na Cena Trimalchionis (Sat. 29-78), episódio em que um liberto rico, chamado Trimalquião, oferece um banquete em sua casa luxuosa, apresentaremos como a narrativa desta obra carrega em suas descrições, imagens ou écfrases, uma mistura propositalmente indecorosa de elementos artísticos. Será explorado centralmente como o tema da morte possui relevância na Cena Trimalchionis, sendo importante para o estudo das imagens verbais observadas neste episódio. Demonstraremos nessa análise como tal mistura indecorosa de elementos artísticos - havendo uma preponderância, portanto, do tema fúnebre nestes elementos – é construtora do caráter irônico e crítico da obra. Neste sentido, indicaremos como, mais do que uma crítica ao grupo de libertos, ou aos nouveau riche, a obra representa uma crítica dissimulada a uma elite romana viciosa e desmoderada, segundo a visão aristocrática do autor do Satyricon, um cortesão à época de Nero. Em nossa perspectiva, sustentamos que a crítica a uma elite imperial é dissimulada por meio da representação de grupos subalternos e de uma representação da integração entre grupos sociais distintos ao longo da narrativa. Ademais, averiguaremos a representação de um compartilhamento social, traçando paralelos entre a imagética presente no Satyricon e a arte funerária romana encontrada em túmulos atestados arqueologicamente.pt-BRabertoImagemMorteRetóricaCrítica socialPost Mortem Uiuere : fronteiras sociais e arte funerária na cena Trimalchionis (Satyricon, 29-78).DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 30/08/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.