Dulci, Luciana Crivellari2021-06-292021-06-292020DULCI, L. C. Da técnica ao ensino superior: um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, v. 4, n. 2, p.135-151, jun./set. 2020. Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16407>. Acesso em: 24 maio 2021.2594-4630http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13314O ensino superior em Design de Moda tem início, no Brasil, por volta dos anos 1990. Inicialmente foi oferecido pela iniciativa privada, em um momento de crescente urbanização, industrialização e demandas de setores do mercado. A preocupação central deste artigo é refletir sobre a constituição, em nível superior, da formação em Moda no Brasil, a partir de um recorte da Região Sudeste e evidenciar, através de análises que envolvem um olhar sobre as matrizes curriculares destes cursos, bem como sobre aspectos históricos e sociais, as causas e os objetivos da transposição de uma formação tradicionalmente técnica para o ensino superior. Para esta análise, realizou-se uma pesquisa em dados secundários sobre o fenômeno social da moda e as políticas de expansão do ensino superior brasileiro, assim como as matrizes curriculares de bacharelados e cursos tecnológicos em Moda, em instituições públicas e privadas do país.pt-BRabertoCurrículoDa técnica ao ensino superior : um olhar para a formação em moda no sudeste brasileiro.From technique to higher education : a look at training in fashion in Southeast Brazil.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista de Ensino em Artes, Moda e Design permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2158> . Acesso em: 23 maio 2021.https://doi.org/10.5965/25944630422020135