Costa Júnior, Édio daRodrigues, Erica CastilhoSilva, Marcus Vinícius DuarteGomes, Rita de Cássia dos SantosAssis, Cristiano Carlos Borges de2018-01-302018-01-302017COSTA JUNIOR, E. da et al. Um estudo estatístico sobre o aproveitamento em física de alunos de ensino médio e seus desempenhos em outras disciplinas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 39, p. 1-6, 2017. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172017000100503&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jan. 2018.1086-9126http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9382Grande parte dos alunos de ensino médio enfrentam sérias dificuldades em Física, o que pode ser observado pelos elevados índices de repetência associados a essa disciplina. Frente a isso, esse trabalho tem como objetivo uma investigação estatística sobre o aproveitamento de discentes da rede pública em Física, se comparado ao desempenho em outros conteúdos curriculares. Para tanto, foram feitos cálculos de correlação entre as notas dos alunos em Física e nas demais disciplinas de interesse. Além disso, foi elaborado um Modelo Multinível com dois níveis hierárquicos: o aluno e a sala de aula. Nesse modelo foi avaliada a influência simultânea das disciplinas sobre o desempenho em Física. Os dados foram obtidos junto a duas escolas estaduais das cidades mineiras de Ouro Preto e Campo Belo. Com isso, tentou-se identificar se o rendimento em Matemática e em disciplinas do eixo das Ciências da Natureza, representando o raciocínio lógico e dedutivo, bem como o rendimento em Português e disciplinas do eixo das Ciências Humanas, representando a capacidade de leitura e interpretação, apresenta alguma relação com o desempenho em Física. Os resultados mostram que os maiores valores de correlação são encontrados entre as notas de Matemática e Física e entre a média das notas de Química e Biologia e as notas em Física. Além disso, ao se considerar simultaneamente as proficiências em Matemática e em Química/Biologia, novamente foi encontrado um impacto positivo em Física. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) apontam para uma integração de saberes a partir de eixos temáticos, entre eles as Ciências da Natureza que é composto por Física, Química e Biologia. Dessa forma, os resultados entre Física e as demais disciplinas deste eixo apontam para uma interdisciplinaridade, em consonância com os PCN.pt-BRabertoEnsino de físicaCorrelaçãoModelo multinívelDesempenho escolarUm estudo estatístico sobre o aproveitamento em física de alunos de ensino médio e seus desempenhos em outras disciplinas.A statistical study about high school student’s performances in Physics and their performances in other subjects.Artigo publicado em periodicoA Revista Brasileira de Ensino de Física permite que o Repositório Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deposite uma cópia eletrônica dos artigos publicados por esse periódico  em que ao menos um dos autores faça parte da comunidade cientifica da UFOP. Fonte: Licença concedida mediante preenchimento de formulário em 30 abr. 2015.https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2016-0145