Reis, Alexsandro Luiz dosSilva, Fábio Augusto Rodrigues e2020-05-212020-05-212019REIS, A. L. dos; SILVA, F. A. R. e. Samarco’s socio-environmental disaster: tracing controversies from a pedagogical office with newspapers. Cadernos CIMEAC, v. 9, n. 2, p, 146-166, 2019. Disponível em: <http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/3424/4043>. Acesso em: 10 mar. 2020.2178-9770http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12223O presente trabalho apresenta o rastreio das controvérsias que se emergiram a partir do desenvolvimento de uma oficina pedagógica de produção de textos jornalísticos, com uma turma em ano final do ensino médio da rede pública de ensino. Nesse caminho, utilizamos como suporte teórico-analítico os princípios da Teoria Ator-Rede (TAR) para analisarmos as circulações, fluxos e movimentações, a partir das translações entre os actantes, no caso deste trabalho, alunos, professor e jornais. Decorridas as análises observamos que a partir dos momentos de discussões, debates e produção escrita realizada, muitas foram as controvérsias que se emergiram. Ressaltamos ainda, que por meio da oficina pedagógica com jornais, os alunos puderam discutir as nuances do desastre, bem como discutir e refletir sobre as intencionalidades das matérias que continham o desastre como manchete. Dessa forma, a oficina se apresenta como um importante mecanismo para que os alunos possam trabalhar as implicações da pior tragédia socioambiental ocorrida no Brasil.pt-BRabertoO desastre socioambiental da Samarco : rastreando as controvérsias a partir de uma oficina pedagógica com jornais.Samarco’s socio-environmental disaster : tracing controversies from a pedagogical office with newspapers.Artigo publicado em periodicoO periódico Cadernos CIMEAC permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1193>. Acesso em: 21 maio 2020.https://doi.org/10.18554/cimeac.v9i2.3424