Antunes, Leandra BatistaMoreira, Cláudia Marina Leite2022-12-142022-12-142022MOREIRA, Cláudia Marina Leite. Pós-método e letramento crítico: abordagens metodológicas com professores de língua inglesa de escolas públicas. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15900Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa teve como intuito investigar, junto a professores de língua inglesa de escolas públicas, quais métodos eles têm utilizado em suas aulas e se eles possuem autonomia para adaptar suas práticas à diferentes contextos e realidades, sob a perspectiva do Pós-Método; e se essas aulas são focadas no contexto e realidade em que o aluno está inserido, enfatizando o seu papel enquanto sujeito crítico e pensante na sociedade, sob a perspectiva do Letramento Crítico. Com isso, esse trabalho objetivou aproximar as teorias e a prática, por meio de ações que possam contribuir positivamente para a atuação dos professores e pesquisadores. Como aporte teórico, essa pesquisa se baseia principalmente nos conceitos de Kumaravadivelu (1994, 2001, 2003, 2006a/b, 2016), Canagarajah (1999, 2006, 2009) e Prabhu (1987, 1990, 2001) no que tange a perspectiva do Pós-Método, igualmente dialogando com teorias acerca do ensino- aprendizagem de linguas, de autores que abordam essa temática, nomeadamente: Brown ́ (1997), Richards; Rodgers (1982, 2001), Celani (1997, 2002, 2009, 2010), Almeida Filho (2005, 2009, 2013), Thornbury, (2013), Oliveira (2014) e Allwright (1991). Para fazer uma ponte entre os conceitos citados e os estudos sobre Letramento Crítico, essa pesquisa também colhe sustentação teórica em diversos autores reconhecidos que desenvolvem trabalhos acerca do tema, como Street (1995), Soares (1998), Kleiman e Signorini (1995), Ferraz (2012), Lankshear e Knobel (2003), Mattos (2011), Motta (2008) e Rojo (2009). Foi ofertado um minicurso dividido em três dias a fim de ouvir professores de escolas públicas sobre os temas apresentados nesse trabalho trazendo suas perspectivas e experiências e através de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico baseada em autores como Crocker (2009) e Merriam (1998), foram gerados os dados necessários para discussão e análise. As informações trazidas foram construidas base ́ adas nos relatos reflexivos dos profissionais por meio de um questionário e de compartilhamentos de experiências no minicurso, assim como nas minhas próprias percepções enquanto docente. Os relatos apresentados indicam que boa parte dos professores participantes já utiliza os preceitos do Pós-Método em suas aulas, sem mesmo conhecer o termo ou o que ele defende, além de trabalharem também dentro da perspectiva do Letramento Crítico lecionando aulas que incentivam a autonomia e senso crítico do aluno enquanto sujeito pensante na sociedade em que está inserido. Nas considerações finais, retomando as perguntas norteadoras desta pesquisa, procurei adotar uma postura crí tica e reflexiva acerca do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa, refletindo e discutindo sobre as questões apresentadas.pt-BRabertoEnsino e aprendizagemLíngua inglesa - ensinoPós-métodoLetramento críticoPós-método e letramento crítico : abordagens metodológicas com professores de língua inglesa de escolas públicas.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/11/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.