Silva, Daniel de LimaMiranda, Ana Carolina GomesPatrocínio, Sandra de Oliveira Franco2023-11-242023-11-242022SILVA, D. de L.; MMIRANDA, A. C. G.; PATROCÍNIO, S. de O. F. Equilíbrio químico: tendências do ensino e aprendizagem em publicações científicas a partir da análise de periódicos nacionais e internacionais. Ciência e Natura, v. 44, artigo e55, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/cienciaenatura/article/download/69757/50563/350462>. Acesso em: 01 ago. 2023.2179-460Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17876O processo de ensinar e aprender conceitos relacionados ao Equilíbrio Químico (EQ) vem se mostrando desafiador em todos os níveis da educação. A presente investigação tem como objetivo identificar as tendências de ensino e aprendizagem relacionadas ao tema. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, empregando da análise de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais da área do ensino de Química e Ciências durante o período compreendido entre 2001- 2021. Os resultados revelaram as principais concepções alternativas dos estudantes e algumas das tendências que marcaram os estudos nessa área, tais como predominância da abordagem cinética do EQ; emprego da base teórica construtivista nas abordagens; utilização estratégias didáticas do tipo analogias, resolução de problemas, estudo de caso, atividades experimentais e utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).pt-BRabertoEquilíbrio químicoEnsino de químicaResearch in national and international journalsEquilíbrio químico : tendências do ensino e aprendizagem em publicações científicas a partir da análise de periódicos nacionais e internacionais.Chemical balance : teaching and learning trends in scientific publications based on the analysis of national and international journals.Artigo publicado em periodicoArtigo publicado por Ciência e Natura sob uma licença CC BY-NC 4.0. Fonte: PDF do artigo.