Andrade, Francisco Eduardo deAnunciação, Ana Luzia2013-03-012013-03-012011ANUNCIAÇÃO, A. L. Pedagogia liberal e instrução pública na província de Minas Gerais : a Escola Normal de Ouro Preto (1835-1852). 2011. 155 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2011.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2403A presente dissertação trata do processo de regulamentação e organização da instrução pública em Minas Gerais, no período de 1835 a 1852, procurando desvendar o percurso dos planos educacionais implantados pela elite dirigente desta província. Num contexto em que se pretendia disciplinar a população pobre e livre para o trabalho e para a ordem social, e estabelecer também o poder público na província, ampliava-se o discurso liberal, articulador do papel civilizatório da instrução, e os planos de levar esta instrução às camadas mais pobres. Nesse sentido, as prescrições para o século XIX apontavam para a necessidade de estabelecer aulas públicas nas cidades, vilas e povoações, reformular os métodos de ensino, utilizando aqueles que eram praticados nos países mais adiantados e, principalmente, formar professores para o ensino elementar, criando uma Escola Normal na capital da província. Através destas estratégias a elite política procurou difundir na província de Minas Gerais a instrução liberal que representava uma das vias de inserir o Brasil no rol dos países civilizados.pt-BREducação - história - Minas GeraisEscola Normal - Ouro Preto - MG - Séc. XIXOuro Preto - MG - educação - históriaPedagogia liberal e instrução pública na província de Minas Gerais : a Escola Normal de Ouro Preto (1835-1852).Dissertacao