Leite, Edmo de OliveiraAssis, Gilda Aparecida deYared, Glauco Ferreira Gazel2023-06-302023-06-302021LEITE, E. de O.; ASSIS, G. A. de; YARED, G. F. G. Animação gráfica da marcha humana a partir de dados do Kinect. Revista Mackenzie de Engenharia e Computação, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 219-237, 2021. Disponível em: <https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/article/view/14880>. Acesso em: 03 maio 2023.1518-7470http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16840A análise da marcha humana a partir de dados biométricos tem aplicações em áreas como segurança, robótica bioinspirada e saúde. Sensores de movimento de baixo custo, como o Kinect, têm permitido a aquisição de dados biométricos da marcha em ambientes terrestres. Entretanto, esses equipamentos têm limitações que podem impactar na qualidade dos dados. Nesse cenário, diferentes técnicas de processamento de sinais podem ser aplicadas para reduzir o ruído. A visualização desses dados, originais ou processados, muitas vezes é realizada na forma de gráficos, tendo utilidade limitada para profissionais não experientes na análise de sinais. Nesse sentido, a visualização dos dados da marcha em um modelo tridimensional pode contribuir para melhorar a decisão dos profissionais, principalmente da saúde. Este trabalho tem como objetivo realizar a animação da marcha humana em um modelo tridimensional, a partir dos dados coletados pelo sensor Kinect 2.0. Para reduzir o ruído dos dados, foi realizado um pré-processamento com filtros de média móvel e Butterworth. Foram elaborados vídeos das animações conforme as vistas isométrica e lateral, que foram incorporados em um questionário on-line e avaliados em uma pesquisa de campo sobre artificialidade/naturalidade da animação, utilizando-se a técnica de pontuação média de opinião (mean opinion score [MOS]). Um total de 22 participantes, estudantes de computação, respondeu ao questionário on-line. A análise de variância simples (analysis of variance [Anova]) one way mostrou que os vídeos a partir das vistas isométrica e lateral processados com filtro de média móvel (janela = 15 e repetições = 3) que obtiveram maiores valores da métrica MOS foram avaliados como significativamente mais naturais do que outros vídeos, processados ou não.pt-BRabertoAnimaçãoKinectHuman marchAnimação gráfica da marcha humana a partir de dados do Kinect.Graphic animation of human gait with data collected from the Kinect sensor.Artigo publicado em periodicoRevista Mackenzie de Engenharia e Computação está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Fonte: Revista Mackenzie de Engenharia e Computação <https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/rmec/about>. Acesso em: 28 mar. 2023.https://doi.org/10.5935/RMEC.v21n1p219-237