Santos, JoséSilva, Marcelo Donizete daRecalde, Letícia2023-02-242023-02-242021SANTOS, J.; SILVA, M. D. da; RECALDE, L. A história como pressuposto filosófico para a formação (política) docente. Revista de Educação da Unina, v. 2, p. 68-79, 2021. Disponível em: <https://revista.unina.edu.br/index.php/re/article/view/32>. Acesso em: 06 jul. 2022.2675-9721http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16251Este artigo tem como objetivo compreender a matriz teórico-metodológica a Organi- zação do Trabalho Didático, como fundamento para entender a História da Escola Pública Contemporânea. Considera-se que esse pressuposto é importante para formação docente na relação entre educador e educando. A base da análise sobre a discussão partirá da críti- ca ao modelo manufatureiro, ora negligenciado à formação docente, mas que consideramos fundamental para compreendermos a escola do nosso tempo. Para a realização do trabalho utilizamos a pesquisa qualitativa, com base na análise bibliográfica acerca da discussão so- bre a produção da escola moderna. A análise sobre a teoria da história para compreensão do processo da formação docente será questão fundamental para a discussão da organização didática de nosso tempo. Nesta perspectiva será fundamental trazer para a discussão, algo que categoricamente está sendo banalizado nos dias de hoje, o ser humano e sua formação docente. Entendermos o sentido da organização do trabalho didático, a fim propiciarmos um mundo educativo melhor para os trabalhadores da educação básica.pt-BRabertoEscola públicaOrganização do Trabalho DidáticoFormação de professoresA história como pressuposto filosófico para a formação (política) docente.Artigo publicado em periodicoA Revista de Educação da Faculdade Unina é uma revista de acesso aberto. Todos os trabalhos estão licenciados pela Creative Commons 4.0. Toda comunidade científica e académica tem acesso sem restrições aos conteúdos; os trabalhos podem ser baixados, impressos, lidos, citados, tendo em conta que não se cobra nenhum imposto nem taxas pelos encargos de submissão, revisão por pares, publicação e distribuição ou disponibilização na internet. Link: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0. Fonte: Revista de Educação da Faculdade Unina <https://revista.unina.edu.br/index.php/re/about>. Acesso em: 28 set. 2022.https://doi.org/10.51399/reunina.v2i4.98