Corrêa, Savio FigueiraMalaquias, Isabel2023-07-032023-07-032022CORRÊA, S. F.; MALAQUIAS, I. História da ciência e ensino de física através de uma oficina de história em quadrinhos. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, artigo e182111335230, out. 2022. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35230>. Acesso em: 03 maio 2023.2525-3409http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16874O estímulo à leitura e ao conhecimento científico podem ser trabalhados de forma conjunta em processos de aprendizagem através da divulgação científica. Este tipo de abordagem possibilita uma melhor compreensão de como surgem os conceitos e fenômenos da natureza através do recurso à História da Ciência em sala de aula. O presente trabalho visa a divulgação e apropriação da história da invenção do fotofone, no ensino de física, através da utilização de extratos de um artigo histórico sobre a mesma e o recurso à produção de uma história em quadrinhos, aplicando uma oficina sobre o uso desta técnica gráfica. O trabalho foi desenvolvido em quatro turmas do Colégio Kennedy, nos meses de fevereiro e março de 2021, via sistema remoto, sendo 2 turmas do 9º ano do ensino fundamental e 2 turmas do 1º ano do ensino médio. Após a realização da oficina, os alunos construíram histórias em quadrinhos sobre a história e o funcionamento do fotofone. A análise das histórias em quadrinhos, bem como dos resultados do questionário aplicado, permitiu conhecer o grau de compreensão da leitura adquirido pelos alunos mediado pelo uso das linguagens gráfica e escrita produzidos por estes. Sendo assim, foi possível destacar que o emprego do tema, em sala de aula, envolvendo História da Ciência e a utilização da ferramenta de construção de histórias em quadrinhos teve um efeito motivador sobre os alunos e permitiu verificar apropriação por parte destes de aspetos importantes da compreensão científica da questão em jogo.pt-BRabertoHistória da ciênciaDivulgação científicaScientific literacyCómicHistória da ciência e ensino de física através de uma oficina de história em quadrinhos.History of science and physics teaching through a comics workshop.Historia de la enseñanza de las ciencias y la física a través de un taller de cómic.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35230