Silva, Marcos Antonio Pereira daPatrocínio, Sandra de Oliveira FrancoFernandes, Jomara Mendes2023-11-242023-11-242023SILVA, M. A. P. da; PATROCÍNIO, D. de O. F.; FERNANDES, J. M. O uso de materiais dinâmico - táteis na elaboração conceitual por um estudante cego: trabalhando o efeito de forças e a estabilidade energética de sistemas intramoleculares. Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, n. 1, 2023. Disponível em: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1113>. Acesso em: 01 ago. 2023.1982-2413http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17878Essa pesquisa tem por objetivo compartilhar a experienciação do uso de dois objetos dinâmico-táteis (ODTs) como mediadores na construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por um estudante com deficiência visual (ECDV). Os ODTs são ferramentas que, por aplicação de forças (mecânica ou magnética, obtidas, por exemplo, pela tensão de elásticos ou de borrachas e de ímãs, respectivamente), geram movimentos e alterações da configuração inicial do sistema. A presente investigação se trata de um estudo de caso único, de natureza qualitativa. Os resultados revelaram que o ECDV, a partir da experienciação tátil em nível sensorial muscular possibilitada pelos ODTs, desenvolveu uma integração dinâmica e simultânea de informações permitindo a construção de modelos mentais dos conceitos e dos fenômenos estudados. Portanto, a utilização de ODTs pode contribuir de forma significativa como mediador para a construção de modelos mentais de conceitos químicos abstratos por estudantes cegos.pt-BRabertoEducação inclusivaEnsino de químicaVisual impairmentDynamic-tactile objectO uso de materiais dinâmico - táteis na elaboração conceitual por um estudante cego : trabalhando o efeito de forças e a estabilidade energética de sistemas intramoleculares.The use of dynamic - tactile materials in conceptual elaboration by a visually impaired student : working on the effect of forces and energetic stability of molecular systems.Artigo publicado em periodicoO periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 13 maio 2022.