Paula, Joyce Cristina Mendes dePatrocínio, Sandra de Oliveira Franco2023-11-242023-11-242023PAULA, J. C. M. de; PATROCÍNIO, D. de O. F. A história da ciência na temática "leis de Newton" em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias indicados pelo PNLD 2021. Experiências em Ensino de Ciências, v. 18, p. 351-375, 2023. Disponível em: <https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1114>. Acesso em: 01 ago. 2023.1982-2413http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17877Diante do importante papel do livro didático nos processos de ensino e aprendizagem, tanto para estudantes quanto para professores, buscamos, neste trabalho, analisar como a história da ciência está sendo empregada nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias voltados para o Ensino Médio indicados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático em 2021 dentro da temática “Leis de Newton”. Colocando luz sobre o potencial que a história da ciência carrega de formar concepções dos estudantes sobre o caráter do conhecimento científico, utilizamos a metodologia criada por Laurinda Leite (2002), adotando uma abordagem qualitativa, para compreender quais são as perspectivas que as obras estão trazendo para seus leitores. Embora haja a presença de elementos da história da ciência e uma tentativa discreta, em alguns livros, de introduzila de uma forma um pouco mais explanativa, de modo geral, apresenta-se uma história da ciência linear, alheia a fatores humanos e sociais que permeiam a construção histórica do conhecimento, inculcando uma imagem de neutralidade da ciência e inexorabilidade do método científico.pt-BRabertoLivro didáticoEnsino de físicaHistory of scienceNewton’s lawsA história da ciência na temática "leis de Newton" em livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias indicados pelo PNLD 2021.The history of science in the theme “Newtons’s laws” in textbooks about nature science and their technologies indicated by PNLD 2021.Artigo publicado em periodicoO periódico Experiências em Ensino de Ciências permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/807>. Acesso em: 13 maio 2022.