Gomes, Ricardo Carlos2018-04-042018-04-042017GOMES, R. C. A dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 7, p. 154-183, 2017. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/63654>. Acesso em: 02 fev. 2018.22372660http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9820No presente artigo, discute-se o conceito de dṛśya kāvya (visível poesia) da tradição cênica indiana como proposta de dramaturgia do corpo. Partindo do impacto que as tradições cênicas asiáticas provocaram no teatro europeu no século XX, são analisados alguns conceitos e técnicas de atuação do teatro-dança clássico indiano (em particular, Orissi e Kathakali), baseadas na tradução da palavra em gesto corporal. Questiona-se também a relevância dessa discussão para um teatro que busca distanciar-se de um modelo logocêntrico, numa perspectiva intercultural.pt-BRabertoTrabalho do atorKathakaliInterculturalismoClássico indianoA dramaturgia do corpo no teatro indiano como visível poesia.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Brasileira de Estudos da Presença estão sob licença Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença <http://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/about>. Acesso em : 05 mar. 2018.