Oliveira, Davidson Paulo AzevedoRosa, MiltonViana, Marger da Conceição Ventura2017-02-012017-02-012013OLIVEIRA, D. P. A.; ROSA, M.; VIANA, M. da C. V. A diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática. Plures. Humanidades, Ribeirão Preto, v. 14, n. 1, p. 103-124, 2013. Disponível em: <http://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63>. Acesso em: 01 fev. 2017.22384979http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7165Este trabalho visa discutir como os professores de matemática podem trabalhar em salas de aula e ambientes multiculturais de forma a reafirmar background cultural dos alunos. A utilização da História da Matemática aliada à Pedagogia Culturalmente Relevante é considerada uma sugestão pedagógica para atingir esse objetivo. Discutimos sobre os teóricos que apresentam a Pedagogia Culturalmente Relevante e apresentamos, brevemente, alguns trabalhos que realizam uma ponte entre essa teoria e a História da Matemática para ressaltar as características culturais e étnicas dos alunos.pt-BRabertoPedagogia culturalmente relevanteCulturally relevant pedagogyA diversidade cultural na sala de aula e a história da matemática.Cultural diversity in the classroom and the history of mathematics.Artigo publicado em periodicohttp://seer.mouralacerda.edu.br/index.php/plures/article/view/81/63