Guerra, Icaro GuilhermeLaranjeira, Rómina de Mello2023-08-212023-08-212023GUERRA, I. G.; LARANJEIRA, R. de M. Letramentos e política de educação na BNCC: análise exploratória da área de linguagens no ensino médio. Olhar de professor, Ponta Grossa, v. 26, artigo e-20417.017, 2023. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/20417>. Acesso em: 06 jul. 2023.1518-5648http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17293Neste artigo, ao considerar as disputas e os debates que envolvem a Base Nacional Comum Curricular, analisamos as concepções de letramento que orientam as competências específicas de linguagens e de Língua Portuguesa na etapa do Ensino Médio. A pesquisa, situada na Linguística Aplicada, mobilizou conceitos e princípios dos Novos Estudos de Letramento. O documento norteador constituiu-se como objeto de estudo, tendo sido, portanto, desenvolvida uma metodologia qualitativa de análise documental. Os resultados apontam para uma maior presença de aspectos que enquadramos no letramento autônomo, em alinhamento com políticas neoliberais, ainda que sejam referidas práticas sociais de linguagem. Concluímos que as competências analisadas são objetificadas e que prevalece o desenvolvimento de habilidades individuais para operar coletivamente na sociedade, em oposição às competências e habilidades que são desenvolvidas pela ação social e pelas práticas de linguagem.pt-BRabertoLíngua portuguesaLetramentos e política de educação na BNCC : análise exploratória da área de linguagens no ensino médio.Literacy and education policies in the BNCC : an exploratory analysis of the languages curriculum for secondary education.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma licença Creative Commons AttributionNonCommercial 4.0 International License. Fonte: PDF do artigo.