Oliveira, Breynner Ricardo deSouza, Waleska Medeiros dePerucci, Leidelaine Sergio2019-05-092019-05-092018OLIVEIRA, B. R. de; SOUZA, W. M. de; PERUCCI, L. S. Política de formação de professores nas últimas décadas no Brasil : avanços, desafios, possibilidades e retrocessos. Roteiro, Joaçaba, v. 43, Edição Especial, p. 47-76, dez. 2018. Disponível em: <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16491>. Acesso em: 13 fev. 2019.2177-6059http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11258Neste artigo descrevem-se e analisam-se as principais políticas de formação de professores gestadas desde os anos 1990, concentrando-se nos Governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Sila, Dilma Rousseff e Michel Temer. O percurso analítico empreendido revela que as ações de formação inicial e continuada de professores têm forte vinculação com a agenda governamental e que têm sido sistematicamente contingenciadas pelos ciclos político-eleitorais. Ao descrever e analisar as políticas e os programas desenhados nesses Governos percebe-se que a alternância da agenda é marcada pela questão orçamentária, especialmente nos Governos Dilma e Temer. A consequência é o desmantelamento da rede de formação que foi gestada no nível local e regional, ancorada pelas universidades, responsáveis pela articulação com os estados e municípios brasileiros.pt-BRabertoPolítica educacionalConjuntura educacionalEducational policiesEducational scenarioPolítica de formação de professores nas últimas décadas no Brasil : avanços, desafios, possibilidades e retrocessos.Teacher training policy in the last decades in Brazil : advances, challenges, possibilities and setbacks.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados no periódico Roteiro estão sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Roteiro <https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/about/submissions>. Acesso em: 27 mar. 2019.http://dx.doi.org/10.18593/r.v43iesp.16491