Santos, Ana Carolina Lima2019-02-182019-02-182018SANTOS, A. C. L. Entrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas. ARS, São Paulo, v. 16, p. 233-259, 2018. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/137293>. Acesso em: 06 fev. 2019.21780447http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10717Este artigo analisa os catálogos de três exposições apresentadas no Memorial da Resistência de São Paulo que têm como principal material expressivo fotografias de mortos e desaparecidos políticos, vítimas das ditaduras civilmilitares da Argentina, do Brasil e do Chile. “Buena memoria”, de Marcelo Brodsky, “Ausenc’as”, de Gustavo Germano, e “119”, de Cristian Kirby, são examinados pelo modo como mobilizam esses retratos, destacados em suas estratégias próprias. Guardadas as singularidades de cada trabalho, a análise aponta neles uma potência comum: a capacidade de agenciar os olhares encarnados nas imagens, que então podem mirar de volta os espectadores para deles exigir recordação, responsabilização e redenção.pt-BRabertoFotografiaArteMemóriaDitaduraPhotographyEntrevendo olhares espectrais : as fotografias de vítimas das ditaduras em obras de arte contemporâneas.Glimpsing spectral gazes : the photos of dictatorships victims in contemporary works of art.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista ARS estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista ARS <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1678-5320&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 fev. 2019.