Santos, Ana Carolina Lima2015-05-132015-05-132014SANTOS, A. C. L. Sobre essa tal de fotografia latinoamericana: uma análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica latina. Contracampo, v. 1, p. 153, 2014. Disponível em:<http://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17523>. Acesso em: 24 mar. 2015.1414-7483http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5300Este artigo examina o processo de delimitação de um tipo específico de fotodocumentário, aquele politicamente engajado com os problemas sociais da América Latina, como suposta essência da fotografia da região. Investigam-se, em particular, os antecedentes de um projeto de identidade estabelecido nas décadas de 1970 e 1980 e a influência que as atuações do Consejo Mexicano de Fotografía e do seu então presidente Pedro Meyer exerceu na conformação de tal projeto, em especial, durante as duas primeiras edições do Coloquio Latinoamericano de Fotografía, nas quais essa identidade para a fotografia local foi defendida. Ao final, arrolam-se duas consequências daí decorrentes: a visibilidade dada a uma rica produção fotográfica que passou a ser divulgada internacionalmente e o ocultamento de trabalhos realizados segundo outras propostas.pt-BRFotografia documentalPedro MeyerConsejo Mexicano de FotografíaLatin American Colloquium of PhotographyLatin American photographySobre essa tal de fotografia latinoamericana : uma análise do processo de demarcação de uma suposta essência fotográfica latina.About such a Latin American photography : an analysis on the demarcation process of an alleged latin photographic essence.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Revista Contracampo estão sob licença Creative Commons que permite o intercâmbio de obras e reconhecimento de autoria na revista. Fonte Revista Contracampo <http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 23 jan. 2017.https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i29.627