Prado, Denise Figueiredo Barros do2021-07-132021-07-132020PRADO, D. F. B. do. Midiatização, consumo e práticas culturais artesanais. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa, v. 18, n. 41, p. 220-236, jul./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/2491/563563788>. Acesso em: 24 maio 2021.1807-4960http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13377Neste artigo, discutimos como as práticas culturais artesanais de Mariana (MG) se constituem em diálogo com a midiatização. Refletimos sobre como as mesclas com o midiático afetam as práticas culturais artesanais a partir de Canclini (2010, 2015) e Certeau (2009). Metodologicamente, foram feitos o registro fotográfico das produções artesanais expostas em 13 lojas de artesanato de Mariana (MG) e entrevistas narrativas com 18 artesãs da cidade, entre 2016 e 2018. Realizou-se a análise interpretativa deste material. A partir disso, percebemos que as práticas culturais artesanais se veem afetadas pelo midiático, de modo que evidenciam um tensionamento e uma reconfiguração de suas formas tradicionais e suas possibilidades criativas no contexto atual.pt-BRabertoProcessos interacionaisInteractional processesMidiatização, consumo e práticas culturais artesanais.Mediatization, consumption and craft cultural practices.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Internacional de Folkcomunicação permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/42> . Acesso em: 23 maio 2021.http://dx.doi.org/10.5212/RIF.v.18.i41.0012