Araujo, Arthur Medrado SoaresDiniz, Margareth2023-08-212023-08-212022ARAUJO, A. M. S.; DINIZ, M. Olhares (im)possíveis: fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação -passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar. Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 13, n. 37, p. 53-74, 2022. Disponível em: <https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4529>. Acesso em: 06 jul. 2023.2177-7691http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17320Este artigo reflete a potência do trabalho com a noção de dispositivo em pesquisas-intervenções com o cinema na escola. Além da reflexão, apresentamos duas imagens que evidenciam momentos fundamentais da experiência de um trabalho realizado com crianças de 10 e 11 anos da periferia de Ouro Preto, em 2017. Nesse trabalho, acreditamos na invenção de um saber-vagalume (HUBERMAN, 2011) durante as intervenções, as quais buscaram espaços de construção de subjetividade dos/das estudantes envolvidos. Para tal, partimos da noção de dispositivo desenvolvida por Cezar Migliorin no trabalho com o projeto “Inventar com a Diferença” (MIGLIORIN, 2016). Entendemos como dispositivo aquilo que coloca em crise o participante durante a articulação entre um comando fechado e, ao mesmo tempo, aberto à inventividade. A partir dessa noção apropriada, articulamos para a primeira etapa da intervenção três momentos: 1) Cartão-Postal, 2) Minuto Lumière e 3) Filme-Carta, que garantiram a emergência das imagens-sintoma produzidas pelas crianças participantes. Os efeitos do trabalho foram colhidos em ato, bem como a posteriori ao projeto. Concluímos que tal intervenção com o cinema opera nas fronteiras entre arte e clínica e não separa arte e vida, ou melhor, artevida, extrapolando as fronteiras na busca de testemunhos.pt-BRabertoPesquisa-intervençãoSujeitoOlhares (im)possíveis : fronteiras e questões do cinema em pesquisas no campo da educação -passeur, saber-vagalume e imagens-sintoma que podem emancipar."olhares (im)possíveis" and the frontiers and cinema issues in research to education área - passeur, "firefly-knowledge" and symptom-images that are able to emancipate.Artigo publicado em periodicoO periódico Revista Interfaces da Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/578>. Acesso em: 25 maio 2022.https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4529