Hamdan, Juliana Cesário2015-04-012015-04-012012HAMDAN, J. C. Firmino Costa: um intelectual da república e o propósito educativo (1907 - 1937). Eccos Revista Científica, v. 29, p. 149-165, 2012. Disponível em: <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos/article/viewFile/3380/2374>. Acesso em: 25 mar. 2015.1983-9278http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4867Neste artigo pretende-se analisar a atuação do educador mineiro Firmino Costa, retomando antecedentes históricos que estão na base das formas de sua atuação política e intelectual. Para esta análise, recorremos aos trabalhos de Alonso (2008), de Oliveira (1999) e de Carvalho (2003), considerando que trazem expressivas contribui¬ções para a compreensão acerca das histórias das ideias em circulação entre os anos que antecederam e as primeiras décadas da Proclamação da República. As três obras, ainda que a partir de objetos e objetivos distintos, rejeitam interpretações que, por um lado, tratam a ambiência intelectual da República por meio de clivagens de tipologias de inte¬lectuais, que estariam absorvendo passivamente as teorias europeias e americanas e, por outro, as que são marcadas por estudos que focam as ações individuais, empenhadas em levar à frente suas bandeiras ideológicas. Pelo contrário, esses autores entendem que os sujeitos estão imersos em determinadas ambiências culturais, constituídas pelas redes de sociabilidades e por repertório de ideias em circulação e, por isso mesmo têm formas distintas de atuação política e intelectual. Condicionando, esses fatores em grande me¬dida, as possibilidades de atuação. Assim, neste artigo buscam-se estabelecer conexões entre alguns elementos da ambiência cultural presentes nos anos que antecederam e nos que sucederam a República, relacionando-os às formas de atuação política e intelectual, que informaram a ação educacional do educador mineiro. Esse movimento analítico, por sua vez, exigiu que recorrêssemos a algumas das formulações teóricas de Antonio Gramsci (1975), no que se refere aos sentidos da atuação dos intelectuais, como forma de compreendê-los a partir do contexto e das possibilidades de atuação que permitiriam ao educador mineiro a realização de seus intentos.pt-BRIntelectuaisEducaçãoIdeias em circulaçãoRepúblicaFirmino Costa : um intelectual da república e o propósito educativo (1907 - 1937).Firmino Costa : an intellectual of Republic and the educative purpose (1907 – 1937).Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na EccoS - Revista Científica estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: EccoS – Revista Científica <http://www4.uninove.br/ojs/index.php/eccos>. Acesso em: 12 mar. 2015.https://doi.org/10.5585/eccos.n29.3380