Vila, Maria do CarmoMoreira, Flávia Márcia Cruz2015-01-152015-01-152014MOREIRA, F. M. C. Cenários para investigação como ambiente de aprendizagem no contexto da matemática financeira. 2014. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4217Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Este trabalho trata de uma pesquisa desenvolvida sob a luz da Educação Matemática Crítica em um Mestrado Profissional em Educação Matemática. A pesquisa possui abordagem qualitativa e pretende contribuir para a formação do cidadão crítico, para que seja potencialmente capaz de exercer sua cidadania. O referencial teórico adotado procede, principalmente, das publicações de Skovsmose (2001, 2007, 2008) que tratam de temas como a Educação Matemática Crítica e os Ambientes de Aprendizagem. Estes serviram de base para a elaboração das atividades desta pesquisa. As atividades relacionam a Matemática Financeira com situações comuns da realidade, como financiamentos, promoções e interpretação de informações, que envolvem Matemática, apresentadas em reportagens e produtos alimentícios. Esta pesquisa tinha por objetivo responder à seguinte questão: Quais são as contribuições de uma proposta de ensino baseada nos Cenários para Investigação como ambiente para (re)construção e desenvolvimento de conceitos e procedimentos de Matemática Financeira no 9o ano do Ensino Fundamental? Os participantes foram 28 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual em Belo Horizonte – MG. Na coleta de dados foram utilizados três instrumentos metodológicos: gravação em áudio; relatório da participação dos alunos e Grupo Focal. Os resultados mostram que a proposta de ensino adotada na pesquisa apresentou contribuições importantes: os alunos se envolveram no processo de exploração exigido nas atividades e formularam questões imprevisíveis, que se constituem Cenários para Investigação. Verificou-se, também, que eles produziram significados matemáticos na área de Matemática Financeira, desenvolveram a reflexão, a argumentação e o pensamento crítico. Por fim, constatou-se que os alunos refletiram sobre a prática pedagógica dos professores e perceberam a necessidade da Matemática na vida cotidiana. A partir dessa pesquisa foi gerado, além desta dissertação, um livreto com uma proposta de ensino detalhada e acessível, de modo que sirva como consulta e orientação para professores da Escola Básica. Este material é denominado pelo Programa do Mestrado como Produto Educacional.pt-BRMatemática financeiraEducação matemáticaAprendizagemCenários para investigação como ambiente de aprendizagem no contexto da matemática financeira.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 24/11/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.