Silva, Fábio Augusto Rodrigues eCoura, Maria Isabel Martins da Costa2016-05-092016-05-092016COURA, Maria Isabel Martins da Costa. Atuação do PIBID Ciências em uma sequência didática investigativa sobre Alquimia. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2016.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6475Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Com o objetivo de promover maior contato dos licenciandos com a escola, a Universidade Federal de Ouro Preto por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID - UFOP propicia a iniciação dos estudantes bolsistas dos cursos de licenciatura na profissão docente e os estimula a permanecerem nessa área após a conclusão de seus cursos superiores. Neste sentido, o subprojeto PIBID Ciências se apresenta como uma iniciativa de formação e atuação docente interdisciplinar envolvendo os cursos de licenciatura em ciências naturais (Ciências Biológicas, Química e Física) oferecidos pela Universidade Federal de Ouro Preto. Além de ampliar a discussão acerca da necessária reformulação dos processos de educação científica brasileira e contribuir para a formação dos licenciandos e proporcionar a inclusão de conteúdo articulado à teoria, experimentação e contexto social, tecnológico e ambiental. Uma das ações do PIBID Ciências foi o desenvolvimento de um Clube de Ciências, com início em 2013, em uma escola pública da região de Ouro Preto-MG. As atividades desenvolvidas no Clube de Ciências oferecem metodologias diferenciadas ao integrar conhecimento teórico, das áreas de biologia, física e química e conhecimento técnico-instrumental. Considerando, portanto, a importância do PIBID Ciências para diminuir a lacuna entre formação docente e atuação em sala de aula, objetiva-se por meio desse estudo investigar a aprendizagem dos alunos dos 9° anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal da região de Ouro Preto-MG, participantes de um Clube de Ciências com atuação de bolsistas do PIBID Ciências, a partir da aplicação de uma sequência didática investigativa sobre Alquimia, e também analisar as contribuições desta atividade para os processos de ensino e de aprendizagem. Essas contribuições são analisadas a luz da Teoria Sociocultural e a Teoria da Atividade. A primeira focando a mediação semiótica, especialmente a fala, a outra acentuando mais a atividade, ambas buscam explicar a aprendizagem e o desenvolvimento humano como processos mediados, ambas fornecem orientações metodológicas para captar processos e formas pelos quais fatores sociais, culturais e históricos promovem o desenvolvimento humano, e tratam dos contextos em que ocorrem as mediações cognitivas. Dessa forma, ao longo dessa dissertação procurou-se defender o ensino por investigação como uma metodologia privilegiada para o ensino de ciências a partir de um ambiente de compartilhamento de ideias e conceitos. Contudo, acreditamos que as interações discursivas e dialógicas entre os bolsistas do PIBID e alunos para a realização das atividades da sequência didática foram importantes para a apropriação de conceitos pelos estudantes, de modo que suas ações e operações foram realizadas para a busca de uma solução de um problema mobilizado pelas atividades. De modo geral, podemos estruturar uma atividade, temos o sujeito (aluno e bolsista) em atividade que possui objetivos individuais e coletivos, definem ações para atingi-los e conforme as condições executam operações que sustentam as ações.pt-BRabertoCiências - primeiro grau - estudo e ensinoAprendizagem por atividadesAlquimiaAtuação do PIBID Ciências em uma sequência didática investigativa sobre Alquimia.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 03/05/2016 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.