Pinto, Davi de OliveiraPereira, Ana Amaral Nunes2018-12-202018-12-202018PEREIRA, Ana Amaral Nunes. O(a) espectador(a) nos trilhos da emancipação : práticas de mediação teatral com estudantes da Educação de Jovens e Adultos. 2018. 174 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10606Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa realizada objetivou trabalhar a emancipação de estudantes de duas turmas da EJA de uma escola municipal em Ouro Preto - MG por meio da mediação teatral de uma leitura dramática. Fez-se uma revisão bibliográfica sobre mediação teatral e emancipação. Com base em dados recolhidos ao longo de um período inicial de observação da escola enquanto espaço físico e instituição de ensino, planejaramse, executaram-se e analisaram-se ações mediadoras pré, durante e pós-espetáculo. Os dados foram registrados por meio de anotações da pesquisadora, trabalhos escritos feitos pelos (as) participantes, gravações em áudio e fotografia. A interpretação dos dados obtidos levou a concluir que, mesmo que o teatro seja um conhecimento pouco trabalhado na escola parceira, a exemplo de quase todas as escolas públicas brasileiras; ainda que apresentações da arte teatral não estejam tão presentes quanto deveriam na programação cultural da cidade de Ouro Preto; embora haja ainda uma distância entre a produção artística do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto e a comunidade ouro-pretana; a despeito de não ter sido possível contar com uma estrutura que possibilitasse a saída das duas turmas para ir ao teatro; em que pesem todos esses obstáculos, foi possível desenvolver um processo de mediação teatral perpassada pela busca da emancipação que, até certo ponto, instrumentalizou e sensibilizou os (as) estudantes e a professora com relação ao teatro e ao posicionamento do (a) cidadão (ã) no que se refere a si mesmos (as), aos (às) demais cidadãos (ãs) e ao complexo contexto que enfrentam no seu dia a dia.pt-BRabertoTeatroPlateias de teatroEscolasMediaçãoO(a) espectador(a) nos trilhos da emancipação : práticas de mediação teatral com estudantes da Educação de Jovens e Adultos.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite a adaptação.