Araújo, Regina Magna Bonifácio deSilva, Talis Augusto de Souza2023-06-062023-06-062023SILVA, Talis Augusto de Souza. Formação do gestor escolar em cursos presenciais de pedagogia no Estado de Minas Gerais. 2023. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16756Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto, tem como objeto de estudo a formação do gestor escolar nos cursos presenciais de Pedagogia em todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Minas Gerais: universidades públicas federais, estaduais bem como uma privada. O objetivo principal da investigação foi analisar como estão estruturados esses cursos de Pedagogia no que diz respeito à formação inicial do pedagogo/gestor. Desde a criação do curso de Pedagogia, em 1939, na Faculdade Nacional de Filosofia, inúmeras legislações surgiram e foram implementadas para normatizá-lo e, também, o campo de atuação do profissional pedagogo. Esta pesquisa, para além da trajetória de institucionalização do curso de Pedagogia, trouxe a discussão acerca do lócus de formação do gestor escolar e do conceito da Nova Gestão Pública (NGP), introduzida no Brasil na década de 1990. Para tanto, foi utilizada uma abordagem qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa documental, e que se caracterizou, quanto aos objetivos, como pesquisa de natureza exploratória. Na investigação, foram analisados os projetos pedagógicos, a matriz curricular e o ementário das disciplinas dos cursos de Pedagogia. A análise dos dados foi realizada com base no método de análise de conteúdo, proposto por Bardin (2002). A partir dela, identificamos que é destinada uma pequena carga horária para a formação do gestor escolar, embora os projetos pedagógicos dos cursos garantam uma formação de acordo com a Resolução CNE/CP n.o 1/2006, que define que os egressos devem estar aptos para atuar na docência, gestão e difusão do conhecimento. Além disso, foi possível identificar que há IES que não oportunizam atividades de estágio na área da gestão e que trazem, em seus ementários, conteúdos relacionados à NGP.pt-BRabertoGestor escolarGestor educacionalFormação de gestoresHabilidades do gestor educacionalEducação - estudo e ensinoFormação do gestor escolar em cursos presenciais de pedagogia no Estado de Minas Gerais.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.