Figueiredo, Adriana Maria deRibeiro, Gustavo MeirellesReggiani, Ana Luiza MartinsPinheiro, Bruno de AraujoLeopoldo, Gabriela OliveiraDuarte, Jessica Almeida HortaOliveira, Ligia Barros deAvelar, Luisa Martino2016-01-152016-01-152014FIGUEIREDO, A. M de et al. Percepções dos estudantes de medicina da UFOP sobre sua qualidade de vida. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 38, p. 435-443, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v38n4/04.pdf>. Acesso em 21 out. 2015.1981-5271http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6063Assim como em qualquer comunidade, fatores estressantes estão presentes no dia a dia dos acadêmicos de Medicina, impactando sua qualidade de vida. Como um desdobramento da experiência pedagógica na disciplina Saúde e Sociedade, do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), um grupo de alunos decidiu investigar o tema, a fim de conhecer a própria percepção sobre o assunto. A partir de um grupo focal e com base em parâmetros adotados pelo Grupo de Qualidade de Vida da OMS, foram analisados fatores que têm determinado a qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina. O principal elemento considerado na qualidade de vida do estudante de Medicina da Ufop é uma extensa carga horária curricular, frequentemente associada a uma carga excessiva de atividades extracurriculares, que limitam práticas de esporte, lazer e qualidade de sono. Outro ponto considerável é a precária relação dos alunos com a infraestrutura da cidade. Considera-se o grande desafio que se apresenta à adequação do programa do curso às diretrizes curriculares nacionais sem prejuízo das condições necessárias à saúde física e mental dos graduandos.pt-BRMedical educationHealth educationPercepções dos estudantes de medicina da UFOP sobre sua qualidade de vida.Perceptions of UFOP medical students about their quality of life.Artigo publicado em periodicoTodo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação Médica, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2019.http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022014000400004