Silva, Gustavo PeixotoGualda, Nicolau Dionísio Fares2015-01-262015-01-262009SILVA, G. P.; GUALDA, N. D. F. O método ArcGenx para programação de ônibus urbano e interação com a tabela de horários. Transportes, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 53-61, jun. 2009. Disaponível em: <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/article/view/76/64>. Acesso em: 22 jan. 2015.2237-1346http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4373Neste trabalho é apresentada uma versão estendida do método ArcGen, denominada ArcGenX, a qual corresponde a uma incorporação de arcos de auto-atribuição à rede representativa do problema de programação de veículos. O método ArcGen, na forma originalmente apresentada pelos autores, consiste em representar o Problema de Programação de Veículos (PPV) como um problema de circulação numa rede capacitada e resolvê-lo utilizando o algoritmo Out-of-Kilter associado a um processo de geração de arcos. A extensão proposta permite identificar viagens previstas na tabela de horários, cuja eliminação leva à redução da frota de veículos e dos custos operacionais envolvidos. Também permite realizar análises de sensibilidade advindas da flexibilização dos tempos de parada nos terminais. Exemplos de aplicação a casos reais de empresas brasileiras de ônibus são apresentados, com detalhes sobre as consequências para a programação dos veículos e as reduções da frota.pt-BRO método ArcGenx para programação de ônibus urbano e interação com a tabela de horários.Artigo publicado em periodicoOs trabalhos publicados na Transportes estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Transportes <http://www.revistatransportes.org.br/anpet/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 02 fev.2017.https://doi.org/10.14295/transportes.v17i1.76