Vila, Maria do CarmoSilva, Fabrícia Lúcia Costa Ferreira da2015-11-042015-11-042015SILVA, Fabrícia Lúcia Costa Ferreira da. Analisando contribuições da teoria das situações didáticas no ensino e na aprendizagem da estatística e das probabilidades no ensino fundamental. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2015.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/5723Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa visa a contribuir com o debate e sugestões de alternativas pedagógicas para o ensino e a aprendizagem desses conteúdos no Ensino Fundamental, tendo por base a Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau (2008, 2013, 1998, 1996) e trabalhos de alguns educadores matemáticos. O objetivo principal desta investigação foi coletar informações que pudessem responder à seguinte questão de pesquisa: Quais as contribuições da Teoria das Situações Didáticas no ensino e na aprendizagem da Estatística e das Probabilidades no 6o ano do Ensino Fundamental? Ela foi realizada com 30 alunos do 6o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Congonhas, Minas Gerais. Para a coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: caderno de campo da professora-pesquisadora com os registros das observações feitas em classe, caderno de anotações dos participantes, grupos focais, testes, questionários, manifestações orais dos participantes e gravações em áudio e vídeo. As gravações foram transcritas para análise. Os resultados apresentaram fortes indícios de que a teoria em questão contribui de vários modos para o ensino e a aprendizagem da Estatística e das Probabilidades: autonomia dos alunos, envolvimento e satisfação dos alunos na realização das atividades; estímulo à interação e cooperação aluno-aluno e aluno-professor em sala de aula; percepção do aluno sobre a importância do saber matemático; apropriação pelos alunos dos saberes estatísticos e probabilísticos trabalhados durante a pesquisa. Além disso, os resultados evidenciaram as dificuldades vivenciadas pelos alunos na aquisição dos conhecimentos e os erros por eles cometidos. Na Teoria das Situações Didáticas, quando identificados, os erros e as dificuldades cometidos pelos alunos tornam-se uma valiosa fonte de informação para a elaboração de boas questões ou de novas situações problemas que possam atender, mais claramente, os objetivos desejáveis.pt-BRGerenciamento de informaçãoEducação matemáticaAnalisando contribuições da teoria das situações didáticas no ensino e na aprendizagem da estatística e das probabilidades no ensino fundamental.DissertacaoAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 26/10/2015 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.