Vieira, Vanessa da LuzRosa, Milton2022-03-032022-03-032021VIEIRA, V. da L.; ROSA, M. Conhecimento geométrico nas perspectivas da pedagogia da alternância e etnomatemática numa escola família agrícola. REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 9, 2021. Disponível em: <https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/11406>. Acesso em: 25 ago. 2021.2318-6674http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14613Este artigo é um recorte de uma pesquisa qualitativa conduzida em uma Escola Família Agrícola, localizada na Zona da Mata, Minas Gerais. O principal objetivo desta pesquisa foi compreender como os alunos de uma Escola Família Agrícola (EFA) lidam com os conceitos geométricos quando estão em ambientes distintos, como, por exemplo, na escola, na família e na comunidade. Esta pesquisa foi conduzida conforme as perspectivas da Pedagogia da Alternância e da Etnomatemática, visando responder à seguinte questão de investigação: Quais são as contribuições que a Etnomatemática pode trazer para a construção do conhecimento geométrico de alunos do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola família agrícola na perspectiva da Pedagogia da Alternância? Este trabalho fundamenta-se nas bases teóricas da Pedagogia da Alternância, da Educação do Campo, dos Fundos de Conhecimento e da Etnomatemática. Os dados foram coletados por meio de dois questionários: inicial e final; anotações no diário de campo, três blocos de atividades, um grupo focal e três instrumentos da alternância: Plano de Estudo, Caderno da Realidade e Colocação em Comum. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos adaptados da Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados mostram que uma contribuição importante da Etnomatemática para o desenvolvimento de conteúdos geométricos nessa escola, na perspectiva da Pedagogia da Alternância, foi a valorização sociocultural da produção de conhecimentos geométricos desenvolvidos pelos participantes, que compartilharam as práticas locais em sala de aula, que estão relacionadas com os saberes e fazeres escolares e familiares/ comunitários (não-escolares), conectando-as aos conteúdos geométricos escolares.pt-BRabertoTeoria Fundamentada nos DadosGrounded TheoryConhecimento geométrico nas perspectivas da pedagogia da alternância e etnomatemática numa escola família agrícola.Geometric knowledge in the perspectives of alternating pedagogy and ethnomathematics in the agricultural family school.Artigo publicado em periodicoEste trabalho está sob uma Licença Creative Commons AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11406